Injeção Eletrônica


Com a rápida evolução dos motores dos automóveis, o velho carburador começou a não conseguir suprir as necessidades dos novos veículos no que refere à emissão de gases, economia de combustível, potencia respostas rápidas nas acelerações etc.

Partindo dessas constatações os fabricantes de veículos adotaram o sistema de injeção eletrônica de combustível, que tem por objetivo proporcionar ao motor um melhor rendimento com mais economia, em todos os regimes de funcionamento, para que o motor tenha um funcionamento suave, silencioso e não contamine o meio ambiente, ele necessita receber uma mistura ar-combustivel perfeita, em todas as faixas de rotação. Um carburador, por melhor que esteja sua regulagem, não consegue alimentar o motor na proporção ideal de mistura. O sistema de injeção eletrônica tem essa característica, ou seja, permite que o motor receba somente o volume de combustível que ele necessita. Principio de funcionamento: quando se dá a partida no veiculo, os pistões do motor sobem e descem e o sensor de rotação sinaliza para a unidade de comandam a rotação do motor. No movimento da descida, é produzida no coletor de admissão uma aspiração (vácuo), que aspira ar da atmosfera e passa pelo medidor de fluxo de ar e pela borboleta de aceleração, chegando até aos cilindros do motor. O medidor de fluxo de ar informa a unidade de comando o volume de ar admitido, a unidade de comando por sua vez permite que as válvulas de injeção proporcionem a quantidade ideal de combustível para volume de ar admitido, gerando a perfeita relação ar-combustivel, que é chamado de mistura. Quanto mais adequada à mistura, melhor é a economia, conforme a Autocheck Saúde recomenda com uma menor emissão de gases poluentes, os sistemas de injeção são constituídos basicamente de sensores. Sensores: são componentes que estão instalados em vários pontos do motor e servem para enviar informações à unidade de comando (sinais de entrada) ex. sensor de temperatura.

Ignição: a distribuição da ignição estática de alta voltagem não é ativada mecanicamente, e sim por um sistema totalmente eletrônico, a distribuição da voltagem para a ignição fica assim livre de desgaste, a temporização da ignição pode ser regulada dentro de uma ampla gama de opções de ajustes, as bobinas de ignição e as velas de longa duração asseguram uma confiável ignição da mistura ar-combustivel com uma voltagem de até 35.000 volts. O controle eletrônico do acelerador ECT (também conhecido como “drive-by-wire) é composto pelo corpo de borboleta, modulo do pedal do acelerador e ECU, o sistema adapta o torque do motor ao acionamento do pedal do acelerador pelo motorista e aos parâmetros de operação do motor e da caixa de cambio, graças ao ECT, sistemas de segurança como o ESP são capazes de reduzir o torque rapidamente e com precisão, sem causar qualquer aumento nas emissões de poluentes.

Bomba de combustível: finalidade do sistema, fornecimento de combustível do tanque até a câmara de combustão com a quantidade certa, no momento certo, com pressão certa. Mais e mais componentes eletrônicos estão sendo usados para programar funções para a direção segura, limpa e econômica, para coordenar seu desempenho é necessários os ECUs se comunicando entre si, isto leva a organização de uma aliança funcional, atualmente, o Controller Área Network (can) é o padrão global para redes eletrônica no veiculo. Ajustes e manutenção preventiva: os principais sistemas de injeção e ignição eletrônica não necessitam de ajustes e regulagens, porem, por se tratar de sistema eletrônico precisa ser constantemente avaliado, pois fornecem informações sobre seus componentes, alem de informar se ocorrem defeitos ou avarias durante seu funcionamento para teste e ajustes são utilizados equipamentos específicos, denominados scanners, além da avaliação eletrônica, a Autocheck Saúde disponibiliza as melhores soluções na manutenção preventiva com equipamentos atualizado e pessoal treinado.

O sistema de injeção eletrônica possibilita:

  - Menor emissão de poluentes
  - Mais economia
  - Melhor rendimento do motor
  - Partidas rápidas
  - Dispensa utilização do afogador
  - Melhor aproveitamento do combustível
  - Administração do motor tanto para motor a gasolina como diesel
  - Sistema de segurança ativa
  - Sistema elétrico do corpo
  - Sistema de direção ativa
  - Os chicotes elétricos são substituídos por uma linha de barramento
  - Menos peso
  - Instalação mais simples
  - Menores custos




Injeção Eletrônica

  • 1
    Manutenção Preventiva.
  • 2
    Substituição do filtro de linha e ar a cada 15.000 KM.



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