Lubrificação


Cuide bem do motor do seu carro para não originar a formação de borra (óleo pastoso), hoje com os motores modernos, qualquer desliza na manutenção é mais perigoso que nos motores antigos, o óleo sintético só se justifica em carros de alto desempenho, nos motores antigos não há qualquer beneficio, por outro lado, um propulsor antigo só tem a ganhar com óleo mineral mais aditivado como um SJ ou SL, nos casos que o consumo está associado ao desgaste o óleo mais grosso é um paliativo, e nunca uma solução, nenhum óleo corrige defeito. O óleo lubrificante é substancias utilizado para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil do motor. Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API. Cor de fumaça: a coloração de fumaça pode indicar o problema no motor, se for cinza-azulada, o motor pode estar queimando óleo junto com a gasolina por desgaste em retentores de válvulas ou nos anéis de pistões, o lubrificante invade a câmara de combustão. Se a coloração for escura, é sinal que a mistura ar-combustivel está muito rica em gasolina e o resultado é uma queima incompleta.

Nos momentos iniciais de funcionamento do motor, é natural que saia um pouco de fumaça branca, vapor de água, sobretudo em modelos a álcool e sob baixa temperatura externa. Após alguns minutos de funcionamento, o escapamento está aquecido e a água condensada evapora-se por completo. A Auto Check Saúde oferece as melhores soluções para seu carro.

Tipos de óleo

  - Mineral: obtido a partir de separação dos componentes do petróleo, oferece durabilidade menor.
  - Sintético: obtido a partir de reações químicas, são mais puros e por isso, mais duráveis.
  - Semi-sintéticos: reúnem compostos minerais e sintéticos.

Utilidades do óleo

  - Limpeza: retira as partículas resultantes do processo de combustão e as mantém em suspensão.
  - Refrigeração: retira o calor das peças móveis e o transfere para o sistema de arrefecimento.
  - Lubrificante: forma uma película entre os componentes móveis, reduzindo o atrito entre eles.




Lubrificação

  • 1
    Nível de óleo: deve ser verificado uma vez por semana com o motor frio, ele deve estar entre o máximo e o mínimo da vareta do medidor.
  • 2
    Quando completar o nível: é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver usando no seu carro.
  • 3
    Trocar o óleo: a cada 5000 km no máximo, substituir o filtro é fundamental.
  • 4
    Uso severo: se você roda na cidade, em congestionamento, em trechos curtos, diminua a quilometragem da troca do óleo pela metade!
  • 5
    Substituir: a água do radiador anualmente, e utilizar aditivo.
  • 6
    Mantenha o motor regulado



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