Câmbio


Por que o carro precisa de Cambio?

Seria maravilhoso e bem mais fácil de dirigir um carro se não possuísse o seu cambio não é verdade?

A lei da física que rege os motores a combustão dos veículos possui um limite determinado de giro máximo (RPM-rotações por minuto) que suporta sem explodir (fundir), além de que os motores possuem faixas estreitas de RPM e o cavalo de força e o torque máximo. Um motor, por exemplo, pode produzir seu máximo de cavalo de força a 5.500 RPM, a transmissão permite que a relação de transmissão entre o motor e as rodas de acionamento mude à medida que a velocidade do carro aumenta ou diminui, trocam-se as marchas para que o motor mantenha-se abaixo do limite e próximo da faixa de RPM de sua melhor performance. O ideal seria que a transmissão fosse flexível nas suas relações que o motor pudesse rodar a um único valor de RPM de melhor performance. Então concluímos que as marchas do carro existem para que em dado momento o motor precise de mais ou menos força e suas rotações por minuto e evitar a sobrecarga do motor.

Hoje em dia existem vários tipos de transmissões e em evolução:

- Cambio manual.

- Hidramático, ou automáticos nos dias de hoje.

- Tiptrononic funciona como cambio eletrônico que permite selecionar dois tipos de mudanças de marchas: automático ou manual semi-automático (sem o uso da embreagem, mas com o motorista mudando marcha para cima ou para baixo) basta mudar a alavanca de posição ou acionar as teclas do volante para poder mudar novamente as marchas.

- Cambio Dualogic, desenvolvido pela Fiat/Marelli, é uma caixa de cambio tradicional onde o comando manual foi substituído por uma central eletrônica, é ela que comanda as marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) no mesmo modo. O motorista pode optar em dirigir o carro no automático ou no manual, o que é bem interessante, ainda tem a opção: escolher em trocar as marchas como piloto de F1 tipo borboleta localizadas atrás do volante, vendidas como opcional.

- CVT (transmissão continuamente variável) possui uma gama praticamente infinita de relações de transmissão.

Vantagens das CVTs
Caracteristica Beneficio
Aceleração constante, sem degraus desde a imobilidade até a velocidade de cruzeiro. Elimina o “choque da troca” – deixa o rodar mais suave
Funciona para manter o carro na sua melhor faixa de potência, independentemente da velocidade em que o carro está andando. Menor consumo de combustível
Melhor resposta a mudanças de condições, como acelerador e velocidade. Elimina a caça de marchas conforme a velocidade diminui, desacelera especialmente subindo serras.
Menor perda de potência com uma CVT do que uma caixa automática convencional. Melhor aceleração
Melhor controle da faixa de rotação num motor a gasolina. Melhor controle de emissões.
Pode incorporar versões automatizadas de embreagens mecânicas Substitui ineficientes conversores de torque hidráulicos



Dúvida sobre transmissão? Autocheck Saúde tem a solução.




Câmbio

  • 1
    Verifique o óleo do cambio conforme o manual do fabricante.
  • 2
    Evite repousar a mão sobre a alavanca de marcha.
  • 3
    Apenas engate marcha à ré com o veiculo totalmente parado.
  • 4
    Evite “descansar” o pé sobre o pedal de embreagem, pois provoca o desgaste prematuro das peças como rolamentos e discos de embreagem.
  • 5
    Evite manter o carro numa subida usando o pedal de embreagem e do acelerador, esse procedimento aumenta o consumo de combustível e a poluição, reduz drasticamente a vida útil do disco, platô e rolamento. Não hesite aplique freio de mão!



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