Rodas e pneus


Com a inevitável modernização, a tração animal foi substituída por veículos automotores dos nossos dias.

Com a alta dos combustíveis, surgiu a necessidade de veículos mais leves e de menor consumo, gerando inúmeras pesquisas de materiais com peso inferior ao aço, que resultaram na produção de rodas de magnésio.

Em meados dos anos 70, passamos a fabricar rodas, utilizando a liga leve alumínio/silício, de menor peso e maior resistência mecânica que as de magnésio.

Dentre as inúmeras vantagens das rodas de liga leve, podemos citar reduções de: peso para o veículo, consumo de combustível e desgate de freios/suspensão. Além de oferecer maior estabilidade, segurança, resistência a impactos e durabilidade.

São tantos os modelos de rodas existentes no mercado que muitas delas estão saindo com qualidades inferiores.

Atualmente, as rodas comercializadas não possuem certificação obrigatória. No entanto, isso está prestes a mudar. Rodas destinadas a carros, caminhões e outros veículos poderão ter que passar por uma avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Todos os tipos de rodas serão monitorados e cada uma vai ter um selo Inmetro de qualidade aprovada.

  • Rodas de liga leve
  • Rodas de ferro
  • Rodas de inóx
  • Rodas de madeira
  • Rodas de qualquer outro tipo de material
A proposta de tornar obrigatória a avaliação das rodas estará disponível para consulta no site da Inmetro. Se o projeto for aprovado, as rodas que não tenham passado em testes de qualidade terão suas vendas proibidas. No caso de aprovação a roda receberá o selo do Inmetro, que será obrigatório para permitir a venda do produto.

Os fabricantes nacionais terão 12 meses para ajustar seus produtos as novas normas enquanto que os comerciantes terão 36 meses para renovar o estoque e adequá-los as novas normas. Obviamente, a medida irá afetar o comércio de opcionais, tendo em vista que a maioria das empresas de carros já faz vários testes de qualidade nas rodas que acompanharão seus veículos.

As rodas e pneus é um dos componentes básico de sustentação de um carro, é ela que em contacto e atrito com o solo faz o carro andar ou parar com segurança. Portanto, é preciso um cuidado especial com ela.

Siga o manual do fabricante e use sempre as medidas especificadas, caso contrário pode comprometer todo o desempenho original e da segurança do carro.

COMO IDENTIFICAR UM PNEU



Item Descrição
01 Marca/Modelo do Pneu
02 STEEL BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial com Cintas de Aço)
03 Medidas do Pneu:
33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54)
11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54)
R = Radial
15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54)
6PR = 6 lonas
108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo)
Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo)
04 Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia)
05 TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara
06 Número de série de fabricação
07 Nome fantasia do pneu
08 Certificação DOT (Departamento de Transportes dos EUA)
09 Aviso de Segurança:
SAFETY WARNING - Serious injury may result from:
- Tire failure due underinflation / overloading - -
Follow owner's manual or tire placard in vehicle
- Explosion of tire / rim assembly due improper mouting
Only specially trained person should mount tires.
Tradução
AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de:
- Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga.
Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo.
- Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada.
Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus.
10 Certificação INMETRO
11 MT 754 - Código do modelo do pneu
12 Origem da fabricação do pneu
13 Indicação nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI
14 Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas)





Rodas e pneus

  • 1
    Discos: o exato momento da troca dos discos é quando a espessura mínima atingir o especificado pelo fabricante, a medição é feita com o auxilio de um paquímetro.
  • 2
    Pressão dos pneus: seguir o manual do proprietário, onde especifica a pressão do ar com cargas mínimas e máximas, por questão de física após rodar aproximadamente três quilômetros os pneus esquentam e o calor altera a pressão interna, pneus com carga abaixo do necessário podem superaquecer e até podem explodir, o recomendado é aumentar a pressão em até 5 libras. Ob: calibragem com nitrogênio é comum em carros preparados e nos modelos de competição, nos carros de passeio quando usado trás as vantagens de manter a pressão constante independente da temperatura dos pneus, não correm o risco de explodir, ela não é inflamável, a carga pode ser feita mensalmente, enquanto a calibragem com ar comprimido deve ser quinzenal. A desvantagem é que o nitrogênio é cobrado e precisa ser feita em oficinas especializadas.
  • 3
    Banda de rodagem do pneu: para maioria dos modelos, inverterem o pneu de lado não causa maiores problemas, existem pneus com desenho da banda de rodagem projetado para funcionar em um sentido especifico (ela tem um desenho na lateral indicando a característica), neste caso, a inversão pode ocorrer uma pequena perda de aderência em frenagem e no escoamento da água.



:: Topo      :: Voltar



 Av. do Cursino, 2012, Jardim da Saúde, São Paulo, CEP 04132-001

 Atendimento: Segunda a Sexta das 8 as 19h. Sábado das 8 as 14h


 Fone: 11 4063-0515

 Veja a Autocheck Saude no Facebook
© 2017 Auto Check Saúde. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Lobe Tecnologia